domingo, 24 de maio de 2015

TI e sua importância no mundo globalizado

Muito se fala nos dias de hoje da globalização, onde a interação e dependência dos países se torna cada vez mais ampla, mais necessária, mais prioritária. Mesmo grandes países como os Estados Unidos, França e Grã-Bretanha, não podem se auto-sustentar. Eles dependem de matéria-prima dos chamados países do Terceiro Mundo, da mesma forma que estes dependem dos produtos industrializados dos países ricos. Dessa dependência, surgiu a necessidade de evolução no meio de transmissão da informação. Não mais pode-se depender de um mensageiro a cavalo para entregar uma mensagem importante. Nos dias de hoje, a informação é constante, crucial e indispensável. Segundos fazem a diferença, e por isso, existe tanta necessidade da tecnologia. Queremos nossa informação já, não sabemos mais esperar nos dias de hoje.


Os meios tecnológicos, incluem muito mais do que os computadores. Desde o desenvolvimento do telégrafo e as mensagens em código-morse, o telefone e o advento do celular, aos satélites e a fibra óptica. Mas, o objeto de maior destaque na informação, é a internet. Este meio abriu portas antes inexistentes para a informação. Desde os primórdios do e-mail e dos BBS (Bulletin Board System), onde a internet era algo limitado e com poucos recursos – o que ainda assim, era fantástico – aos dias atuais com o enxame de mensageiros instantâneos, fóruns de informação, áudio e vídeo conferências e compartilhamento da informação, tudo isso a uma velocidade espantosa. 


Hoje temos o boom do multimídia graças à velocidade cada vez maior de acesso e as pessoas se tornam mais próximas através das redes sociais. Nunca foi tão fácil conhecer e compartilhar com alguém que está do outro lado do planeta. Graças à Internet, podemos ver, ouvir e falar, com pessoas localizadas no Japão, Estados Unidos, Itália, África do Sul e Rússia, por exemplo, simultaneamente e em tempo real. As inovações em TI (Tecnologia da Informação) permitem um fluxo de informações constante e veloz, para a tomada de decisões cruciais com rapidez e segurança, e por isso, cada vez mais, torna-se parte de nossa vida e indispensável à nossa sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário